AVISO IMPORTANTE! LEIA! DISCLAIMER - ISENÇÃO DE RESPONSABILIDADE

AS INFORMAÇÕES DESSE BLOG SÃO DE FINALIDADE EXCLUSIVAMENTE DIDÁTICA.
NOS ISENTAMOS DE QUALQUER RESPONSABILIDADE! O RISCO É 100% SEU!
RENDA VARIÁVEL CONTÉM RISCOS! INFORME-SE!
Estude, aprenda, treine, mas lembre-se que VOCÊ é o ÚNICO responsável!
SOMENTE SIGA LENDO ABAIXO POR SUA CONTA E RISCO E SE CONCORDAR COM ESSE 'DISCLAIMER'!

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Seguindo uma microtendência - e se possível lucrando com ela.

Pessoal,

ANTES DE MAIS NADA, CONVÉM REFORÇAR O SEGUINTE:

QUALQUER NEGOCIAÇÃO NA BOLSA É DA RESPONSABILIDADE TOTAL E INTEGRAL DO LEITOR, OU SEJA, SUA! OPERE COM SUA ESTRATÉGIA E SOB SUA RESPONSABILIDADE. MOSTRAMOS AQUI APENAS PARA FINS DIDÁTICOS! Siga por sua conta e risco. Não temos nada com os seus trades. É problema seu e de sua total responsabilidade! Estude, aprenda, treine, mas lembre-se que VOCÊ é o ÚNICO responsável!

Ontem e hoje a ITSA4 nos deu oportunidades de operar VENDIDO A DESCOBERTO, ou seja, vender o que não se tem e comprar mais barato depois [se der certo o trade].

Esse post vai falar disso, usando microtendências no gráfico de 10minutos da ITSA4. Vamos analisar o pregão de ontem e parte do de hoje, que está ocorrendo nesse momento. Vejam como tudo está caindo. As médias e os preços vão cada vez mais pra baixo. Temos uma microtendência de baixa. MICRO porque estamos olhando um gráfico de 10 minutos. Se isso fosse um gráfico diário, teríamos uma tendência de baixa mais significativa. Mas ai é que está: usamos o FRACTAL para nos orientar de acordo com o tempo gráfico que operamos. O fractal nada mais é do que a característica de se possuir uma estrutura similar, não importando o quão perto ou distante estejamos observando. Nos gráficos mensais, semanais, diários, 60m, 30m, 15m, 10m, etc, sempre temos o mesmo padrão. Isso é fractal em termos bem simplistas.


a
como seguir uma microtendência? Primeiro estabelecemos como verificaremos ela. Estamos usando aqui como parâmetro a linha vermelha que eu chamo de vermelhinha. Ela indica a tendência nesse tempo gráfico. O preço está abaixo dela e caindo, logo, temos microtendência de baixa.
O que o trader poderá fazer é apostar na tendência e tentar lucrar com ela. Nesse caso de queda, vender, esperar baixar e comprar mais barato, se isso ocorrer, claro.
Notem que o preço não cai linearmente, ele fica oscilando, isso é normal, e em qualquer tempo gráfico [olha o FRACTAL ai minha gente!].
Temos duas formas básicas de operar ai com esses instrumentos que temos nesse gráfico: preço, vermelhinha, verdinha e pretinha. Elas são: ricocheteios na vermelhinha e ricocheteios na verdinha. Há uma terceira mais complexa: cruzamento da pretinha sobre a verdinha.
Vamos falar dos ricocheteios na vermelhinha, ok? Vamos lá.
Esperamos o preço chegar junto da linha vermelha, ou seja, está em baixa, recupera pra cima, chega perto da vermelha e cai novamente. Esperamos, ou melhor, antecipamos - NÃO PREVEMOS NADA! - que a tendência se manterá até quando o mercado nos mostrar que não irá mais se manter.
No trecho de gráfico abaixo vemos um ricocheteio:

Notem que a pretinha passou pra cima da verdinha, depois passou pra baixo, perto da vermelinha. Quando o candle avermelhou [sinal de baixa] no ricocheteio, depois de cruzar pra baixo, podemos marcar como ponto de entrada, se o candle seguinte varar pra baixo, e colocamos um STOP pra se as coisas derem errado a gente sair de fininho, sem levar muito preju.
A linha horizontal em laranja mostra o ponto que mencionei acima [10,40]. Portanto, se varar isso a gente venderia a 10,39 e colocaria um stop 2 ou 3 cents acima. Digamos 2 cents: 10,41.
Notem que o preço caiu - claro! a gente já sabia, porque estamos mostrando o que ocorreu ONTEM, hehehe, mas vale pra explicar uma forma de surfar microtendências.
Só é possível vender a descoberto se você tiver uma corretora que permite.
Bom... Depois que começou a cair, ou seja, estiver dando certo nossa operação, nosso stop vai sendo movido para baixo, mantendo 2 ou 3 cents de folga do preço. O stop não volta pra trás, ele só vai num sentido, do trade. Se o preço voltar, saímos. É simples assim. Controle de risco. O objetivo aqui é scalping.

Vamos dizer que você tenha escolhido sair ali na parte azul, ou foi estopado quando o preço voltou contra o stop móvel. Ali no azul seria algo em torno de 10,34. Teria sido comprado, zerando o saldo negativo da venda a descoberto.


Por ser FRACTAL isso poderia ser feito em qualquer tempo gráfico, mas estou mostrando operações de scalping aqui, com estratégia para isso, ok? Para tempos maiores seria preciso ajustar o método, inclusive o controle de risco, pois 2c seria pouquíssimo para operar no gráfico diário, por exemplo.


No rótulo do xampu tem escrito 'REPITA A OPERAÇÃO'. Pois é... Aqui também. Se repete a operação se ela for dentro da nossa estratégia. Se for pro outro lado, SAIA COM O STOP QUE COLOCOU JÁ DE INÍCIO! Não colocou stop? Putz! Cuidado! O risco é seu! Se cuide!

Nenhum comentário:

Postar um comentário