AVISO IMPORTANTE! LEIA! DISCLAIMER - ISENÇÃO DE RESPONSABILIDADE

AS INFORMAÇÕES DESSE BLOG SÃO DE FINALIDADE EXCLUSIVAMENTE DIDÁTICA.
NOS ISENTAMOS DE QUALQUER RESPONSABILIDADE! O RISCO É 100% SEU!
RENDA VARIÁVEL CONTÉM RISCOS! INFORME-SE!
Estude, aprenda, treine, mas lembre-se que VOCÊ é o ÚNICO responsável!
SOMENTE SIGA LENDO ABAIXO POR SUA CONTA E RISCO E SE CONCORDAR COM ESSE 'DISCLAIMER'!

sábado, 26 de novembro de 2011

Position Trader - Análise Escalonada: BVMF3


BVMF3 vem mantendo desde o início do ano passado uma trajetória lateral, digamos assim, com poucas alterações significativas de preços, se olharmos para o longo prazo. Mas houve boas oscilações no curto prazo e até num prazo maior, de 1 ano, onde ela passou de 14 para 8 perdendo cerca de 43%.
a
 Vemos acima como o 10 redondo tem sido um 'imã' a atrair a oscilação do preço. Notamos também que estamos numa tendência baixista já faz um bom tempo, conforme a média vermelha nos demonstra, algo que começou a ficar mais consistente ali por fev/11.
Vamos usar nossa 'lupa' e olhar mais de perto os preços nos últimos meses...
Ali por agosto um repique altista que durou até semana passada, podendo ter formado um topo mais baixo que o anterior, confirmando ainda a manutenção da baixa. IFRs continuam a indicar espaço pra mais baixa. houve uma penetração da média vermelha até o topo da banda de bollinger, mas o preço resolveu volta pra baixo daquela. O volume aumentou na queda, num candle baixista praticamente sem pavios. A linha azul diagonal mostra a 'pequena tendência de alta' [uma trajetória altista dentro da tendência de baixa dominante, voltando à média] que vem se verificando até o presente momento, ainda não violada por este último candle, que inclusive admite mais queda sem perder a possíveln continuação do movimento, até porque os preços vararam a vermelhinha, mesmo retraindo novamente, o que pode indicar uma oscilação, e quem sabe nova reversão.
O que poderia ter sido feito nessa semana se estivéssemos já acompanhando?
Com o cruzamento pra baixo da pretinha, se poderia antecipar uma queda, inclusive usando os IFRs, marcando a mínima do candle anterior como entrada e stop, devido ao candle ser muito longo, ali por 10,40, sempre seguindo o controle de risco para o capital operado.
Seria uma venda a descoberto ainda em andamento. Mas não foi o caso, pois estávamos de fora das análises quando isso ocorreu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário