AVISO IMPORTANTE! LEIA! DISCLAIMER - ISENÇÃO DE RESPONSABILIDADE

AS INFORMAÇÕES DESSE BLOG SÃO DE FINALIDADE EXCLUSIVAMENTE DIDÁTICA.
NOS ISENTAMOS DE QUALQUER RESPONSABILIDADE! O RISCO É 100% SEU!
RENDA VARIÁVEL CONTÉM RISCOS! INFORME-SE!
Estude, aprenda, treine, mas lembre-se que VOCÊ é o ÚNICO responsável!
SOMENTE SIGA LENDO ABAIXO POR SUA CONTA E RISCO E SE CONCORDAR COM ESSE 'DISCLAIMER'!

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Position Trader - Breve Exposição

Esse texto não pretende abordar todas as características do Position Trader, mas apenas dar uma idéia de como se pode operar usando apenas o gráfico semanal.

Uma das 'vantagens' do Position Trader é que ele pode operar fora do horário normal de pregão e nem precisa acompanhar todos os dias, podendo apenas tomar decisões às sextas-feiras ou até aos sábados, quando o candle semanal fecha. Dai se programa o que fará na próxima semana, podendo até deixar stops de compra e controle de risco programados.

Isso é ótimo para quem não tem tempo de acompanhar nada durante o pregão.

Vamos mostrar abaixo uma forma de operar com Position...

É simples: pegamos um IFR [no caso a linha vermelha que representa o de 9 períodos, mas se pode usar o de 14 períodos, que costuma ser o padrão] e analisamos o preço em conjunto. Quando o IFR estiver caindo e, numa determinada semana, fechar com um subida, invertendo, portanto, a posição anterior, marcamos a máxima e a mínima desse candle. Compramos se superar a máxima daquela candle e posicionamos o stop na mínima daquele candle [lembre-se que há necessidade de adequar esse stop e a quantidade de papéis a ser comprada ao seu controle de risco, nunca podendo exceder o máximo de prejuízo admitido numa única operação].

No exemplo ao lado podemos ver a inversão do IFR marcada no círculo azul, sendo que marcamos a máxima e a mínima do candle destacado também em azul. Na semana seguinte não houve entrada, mas na outra semana se compraria 1c acima do topo [19,53] tendo 18,18 [minima] como stop. Reparem que naquela semana a petrobras disparou pra cima 9,5%, chegando a 21,38.
Quando vender? Segundo alguns dizem, em termos estatísticos seria interessante estabelecer como meta 8%, ou seja, nesse caso poderia ser vendido quando o preço atingiu 8%.
O risco do trade também poderia ser eliminado, cortando o prejuízo quando o preço subisse, ou elevando o stop, que para gráficos semanais nem sempre é uma boa idéia, devido às possíveis oscilações semanais, ou vendendo parte da posição, referente ao valor para cobrir o prejuízo caso o preço caísse e se atingisse o stop.
Existem maneiras de se controlar o risco e estabelecer esses objetivos, dai é melhor usar a sua própria, ou procurar se informar adequadamente das possibilidades.
O mesmo feito na alta vale para queda, lembrando que ai entra outro custo: o aluguel de ações para poder vender o papel e depois recomprar.
Aqui nesse exemplo, mesmo gráfico, podemos ver a operação de venda, com aluguel de ações.

Essa é apenas UMA das formas de operar, dentre as INÚMERAS formas possíveis. Vai do gosto e da possibilidade de cada um. O risco é também algo importante a ser visto! Corretagem, emolumentos e custos de aluguel de ações também são importantes. Vale observar ainda o comportamento do papel no gráfico semanal. Se ele for muito mexido, com muitos pavios (sombras) em cima e embaixo, pode não ser uma boa idéia usar, pois a chance de ser estopado poderá ser maior que em outros papéis mais adequados para a estratégia em questão.

Outra forma de operar seria seguir tendências com base em entradas e saídas por médias. Apenas ilustrei um dos setups possíveis, como havia dito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário