AVISO IMPORTANTE! LEIA! DISCLAIMER - ISENÇÃO DE RESPONSABILIDADE

AS INFORMAÇÕES DESSE BLOG SÃO DE FINALIDADE EXCLUSIVAMENTE DIDÁTICA.
NOS ISENTAMOS DE QUALQUER RESPONSABILIDADE! O RISCO É 100% SEU!
RENDA VARIÁVEL CONTÉM RISCOS! INFORME-SE!
Estude, aprenda, treine, mas lembre-se que VOCÊ é o ÚNICO responsável!
SOMENTE SIGA LENDO ABAIXO POR SUA CONTA E RISCO E SE CONCORDAR COM ESSE 'DISCLAIMER'!

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

ESTRATÉGIAS [SETUPS]: IFR 2 [Mais Arriscado]

Vou mostrar abaixo uma das formas de operar IFR2, sem o filtro da média de 13 do próprio IFR2.

ATENÇÃO! TODA OPERAÇÃO TEM RISCOS! LEIA O AVISO NO BLOG! O RISCO É SEU!

É simples: no gráfico diário o IFR2 [linha azul no fundo da imagem abaixo] cai abaixo de 3, se compra no fechamento desse dia [é bom dar uma analisada com outros indicadores, se preferir, para ver se tem maior probabilidade de subir].
Após a compra, o stop que uso é posicionado 23cents abaixo da mínima do candle que gerou a compra [a estratégia oficial falar em stop 130% da diferença entre a máxima e a mínima do candle, mas uso essa variação].
A primeira venda da METADE da posição se dará no primeiro candle que der alta. A segunda metade fica ainda em operação, subindo-se o stop para a mínima do candle seguinte e assim por diante, até sermos estopados, ou a pretinha cruzar abaixo da verdinha.
Vejamos exemplo usando a EMBR3, em homenagem aos amigos Deeee Goooounn e Carlon Canyon...

O IFR caiu abaixo de 3 [círculo azul]. Analisando que a média vermelha de 28 está começando a cair, temos de tomar cuidado, pois pode indicar mais queda. Apostamos então no retorno dos preços à média, devido ao IFR2 muuuuito baixo.
A compra é feita a 10,53, fechamento do candle com o IFR2 fraco.
No dia seguinte efetuamos a primeira venda, a 10,95 lucrando 42c. Lembrando que apenas vendemos 50% da posição. Mantemos os 50% restantes.
Nesse caso, iríamos mantendo e marcando com stop a mínima de cada candle seguinte, observando que, para nosso caso específico, a média vermelha está iniciando um declínio e serve como resistência aos preços.
Ontem os preços bateram nela e retornaram, mas não vararam a mínima do candle anterior nem a pretinha cruzou pra baixo da verdinha, porém, devido ao que comentei sobre a média vermelha e possível declínio, decidimos sair do restante da posição no último fechamento, a 11,15.
Lucros somados=42c+62c=1,04 equivalente a 9,87% do investimento inicial.

============

Vamos analisar a forma mais 'segura' de operar, usando o filtro da média do ifr2 com 13 períodos. Nesse caso anotamos o candle que provocar o cruzamento do IFR2 [linha azul embaixo] sobre sua média [linha pontilhada], marcando sua máxima. A compra ocorre quando o candle seguinte superar essa máxima. Estope é o mesmo estilo que expliquei e as metas também.

Podemos notar que a compra se daria beeem mais acima [11,21], o que comprometeria grande parte do lucro, mas diminuiria o risco. A primeira venda no candle seguinte a 11,37 e a segunda seria estopada na compra, a 11,21. Geraria lucro de metade apenas de 16cents. Não seria um bom negócio, mas é assim mesmo, tem de analisar outras coisas antes de entrar e não simplesmente o IFR2.

Por exemplo: analisar o quão distante se está da média vermelha, pois quando o IFR2 caiu a menos de 3 lá no candle vermelho, já tinha uma boa distância, portanto, o trader poderia avaliar ser uma boa entrada.


Outra forma de avaliar seria notar que a EMBR3 vem oscilando dentro dum canal de baixa...

Isso certamente ajudaria na hora de decidir onde realizar a compra, esperando uma reversão a ponto de ganhar alguns cents.

De qualquer forma, o trader deve SEMPRE estar preparado para as perdas que certamente virão, por isso colocar ESTOPES dentro do controle de risco utilizado. Sempre colocar stops. A mentalidade é entrar no trade já sabendo que a parte máxima do prejuízo está atuando ali.

Nenhum comentário:

Postar um comentário