AVISO IMPORTANTE! LEIA! DISCLAIMER - ISENÇÃO DE RESPONSABILIDADE

AS INFORMAÇÕES DESSE BLOG SÃO DE FINALIDADE EXCLUSIVAMENTE DIDÁTICA.
NOS ISENTAMOS DE QUALQUER RESPONSABILIDADE! O RISCO É 100% SEU!
RENDA VARIÁVEL CONTÉM RISCOS! INFORME-SE!
Estude, aprenda, treine, mas lembre-se que VOCÊ é o ÚNICO responsável!
SOMENTE SIGA LENDO ABAIXO POR SUA CONTA E RISCO E SE CONCORDAR COM ESSE 'DISCLAIMER'!

domingo, 27 de novembro de 2011

BÁSICO: Volume

O que é o Volume? É a quantidade de negócios, ou de papéis, ou de dinheiro num dado tempo que o gráfico mostra. Volume de papéis negociados, por exemplo, a cada dia pode ser expresso em barras junto ao gráfico, para ajudar em certas situações.

O volume pode até ser interpretado como 'combustível' que faz os preços se moverem, através de acumulações ou distribuições em certos momentos para determinado papel ou até papéis, pois em alguns casos o volume acaba sendo alto/baixo em comum.

Vejamos abaixo uma representação em barras do volume de papéis negociados de um determinado ativo...


Notamos facilmente que o volume oscila, assim como os preços, e não necessariamente oscilará seguindo a direção dos preços, como veremos a seguir. Antes vamos concluir dizendo que se pode notar saltos enormes, ou seja, explosões de volume em determinados momentos. Nesse gráfico diário, por exemplo, temos uma enorme barra de volume no início de setembro e um grupo de barras acima da média no início de agosto. Esses volumes podem ou não estar relacionados à mudanças na trajetória dos preços, ou até sinalizar algum evento provável mais adiante. Trataremos melhor disso adiante...

a
O volume ajuda a contar a história do papel num dado momento. Claro que não podemos adivinhar o que passou pela cabeça dos traders durante o pregão, mas podemos analisar o comportamento do preço levando em conta também o volume.
Em 1 marrom vemos o grande declínio de preços da BVMF3, onde ocorreu um aumento no volume e depois queda [1 marrom embaixo], seguido de uma retração nos preços com 3 candles de alto volume [2 em azul] e a reversão protagonizada pela alta igualmente expressiva, para recuperar uma boa parte da queda, com volume mais alto ainda [3 verde embaixo].
Em seguida novo declínio do volume [4 laranja embaixo] que segurou os preços [4 laranja em cima], seguido de nova escalada, mesmo com pouco volume a mais, até que um turbilhão de volume marretou o final da alta [5 cinza], fazendo o preço voltar pros trilhos ali na média em azul marinho.
Depois ocorreu nova queda com volume na média [6 rosa] e em seguida um gap [7 rosa acima] acompanhando dum candle que penetrou a média móvel azul marinho com alguma força, devido ao volume acima da média [7 rosa], que desencadeou nova alta do papel, culminando com um candle baixista em 8 verde claro, lá no alto, com alguns picos acima da média de volume antes da queda recente que varou a média azul de 28 períodos para baixo.
Ufa! Podemos ver que o volume as vezes atua para nos indicar que algo está por vir. O preço é o rei, mas o volume é importante, sem dúvida alguma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário