AVISO IMPORTANTE! LEIA! DISCLAIMER - ISENÇÃO DE RESPONSABILIDADE

AS INFORMAÇÕES DESSE BLOG SÃO DE FINALIDADE EXCLUSIVAMENTE DIDÁTICA.
NOS ISENTAMOS DE QUALQUER RESPONSABILIDADE! O RISCO É 100% SEU!
RENDA VARIÁVEL CONTÉM RISCOS! INFORME-SE!
Estude, aprenda, treine, mas lembre-se que VOCÊ é o ÚNICO responsável!
SOMENTE SIGA LENDO ABAIXO POR SUA CONTA E RISCO E SE CONCORDAR COM ESSE 'DISCLAIMER'!

domingo, 27 de novembro de 2011

ESTRATÉGIAS [SETUPS]: Joe Di-Napoli

Vamos falar hoje sobre uma estratégia baseada no setup do trader Joe Di-Napoli [não é 100% fiel].

ATENÇÃO! LEMBRE-SE QUE O RISCO É TODO SEU! NÃO NOS RESPONSABILIZAMOS PELO USO DESSA INFORMAÇÃO!

Esse setup aproveita-se da volatilidade [variação de preços] em função de uma pequena tendência passível de mudar de trajetória.

O que usamos como indicador para operar o setup? Média Exponencial de 3 períodos, deslocada 3 períodos, ou seja, eu calculo a média de 3 períodos [dias, minutos, semanas, o que seja o período] e a desloco, fazendo a média de 3 períodos antes ser a atual no último candle. Eu escalonei a média 3 períodos.

Qual o tempo gráfico para operar com esse setup? Dizem que qualquer tempo gráfico vale. Iremos inicialmente adotar o gráfico SEMANAL para apurarmos como funciona essa setup, que é o mais clássico para se operar nesse setup.

Como operar? Os preços estão fechando abaixo da média 3 [seria bom pelo menos uns 6 candles], mas um candle acaba fechando acima dessa média. Marco o fundo anterior [o ponto mais baixo do preço mais próximo]. Veja a figura [fundo = estrela laranja]...


Agora que o candle da direita fechou acima, marcamos o fundo mais próximo, que é a estrela laranja. Esse fundo NÃO pode ser penetrado adiante, senão o setup ficará invalidado e será necessário recomeçar.
Em seguida se espera o preço fechar novamente abaixo da média, sem penetrar o fundo marcado anteriormente.
Quando isso ocorrer se espera outro candle fechar acima da média de 3.
Acontecendo isso, marcamos a máxima desse candle que fechou acima. Ele será o ponto de entrada.
Se o preço passar da máxima do candle que superou a média, se compra, colocando stop na mínima do candle que anteriormente havia fechado abaixo [estrelinha vermelha].
Ao lado está melhor para visualizar.
Varou, comprou a 11,49 e coloca-se stop em 10,26.
E agora os alvos: meça entre aquele primeiro fundo [estrela laranja] e o topo seguinte antes da entrada. Calcule 100% e 161,8% [baseado em Fibonacci] e ajuste os alvos. Veremos isso abaixo...
No caso ao lado, a variação de preço entre A e B [linha azul] foi de 2,78. 100% é 2,78 [alvo 1] e 161,8% [alvo 2] é 4,50. Agora somamos 2,78 e 4,50 a partir do stop [10,26] pra cima e obteremos os valores 13,04 de 14,75 como alvos 1 e 2. 
Agora é aguardar...
Nesse caso chegou ao primeiro alvo, vendemos 50% da nossa posição a 13,04. Não atingiu o segundo alvo por alguns centavos e acabamos vendendo quando o candle vermelho da direita baixou da mínima do candle anterior, em 13,68.

O resultado desse trade foi: C=11,49; V1=13,04; V2=13,68. L=1,87 (média V1+V2). L%=16,27%. Risco foi de 1,23 (10,7%).

3 comentários: