AVISO IMPORTANTE! LEIA! DISCLAIMER - ISENÇÃO DE RESPONSABILIDADE

AS INFORMAÇÕES DESSE BLOG SÃO DE FINALIDADE EXCLUSIVAMENTE DIDÁTICA.
NOS ISENTAMOS DE QUALQUER RESPONSABILIDADE! O RISCO É 100% SEU!
RENDA VARIÁVEL CONTÉM RISCOS! INFORME-SE!
Estude, aprenda, treine, mas lembre-se que VOCÊ é o ÚNICO responsável!
SOMENTE SIGA LENDO ABAIXO POR SUA CONTA E RISCO E SE CONCORDAR COM ESSE 'DISCLAIMER'!

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Método Para Swing Trade: Parte 6

Leia sempre o aviso do blog! Não nos responsabilizamos pelo uso das informações. O risco é 100% seu!

Vou mostrar aqui mais exemplos de trades pelo setup que descrevemos... [MRFG3 - Diário]

O que vemos ai?

1) média azul acima da vermelha = ALTA na tendência mais significativa para o contexto do nosso setup;
2) preços retornando para a ZdA, após uma forte alta de vários candles;
3) padrão de pivot lá no topo confirmou a reversão no 3º candle = baixa temporária na tendência menor no contexto do setup;
4) esperamos sinais de reversão que podem ocorrer no próximo candle, e seguimos monitorando o papel que está próximo a ZdA, para planejar uma entrada;

Vamos olhar nossos indicadores complementares [ifr e estoc.]...

Estocástico mostra força, mas revertendo. Ifr 2 nos mostra possível reversão, já que foi lá embaixo. Pelo menos o IFR está nos falando que pode haver vantagem pra gente.

O IFR NO FUNDO NÃO SIGNIFICA REVERSÃO. APENAS QUANDO ELE MESMO REVERTE É QUE TEMOS SINAL DE REVERSÃO, COMO É SABIDO. O IFR NO FUNDO SIGNIFICA, NA REALIDADE, FORÇA VENDEDORA, MAS COMO ESTAMOS NUMA TENDÊNCIA MAIS SIGNIFICATIVA DE ALTA, INTERPRETAMOS AS TENDÊNCIAS DE MENOR GRAU COMO AQUELAS QUE ADMITEM REVERSÕES NOS EXTREMOS DE FORÇA!

Nos preparamos para o dia seguinte, seguindo o mesmo critério: 1) compra se superar a máxima desse candle, confirmando nosso padrão vantajoso; 2)

No dia seguinte, aconteceu isso...

Notem bem. Abriu varando pra baixo do nosso candle 2 do provável pivot de reversão. Isso desconfigura o nosso padrão repetitivo, mas, como veremos a seguir, não invalida possível compra a favor da tendência de maior relevância, no contexto do setup, pois outros indicadores e fatores também são importantes a considerar.
Vemos mais adiante o rompimento da máxima anterior [max=9,59]. Decidimos previamente a entrar em caso de superação, mesmo não havendo nos três candles o padrão exato que estabelecemos. Mas outros fatores nos permitem arriscar nessa operação.

A análise do trade e relação de risco / recompensa mostra o seguinte...

- max=9,59 / min= 9,13 [pegamos a mínima do candle ATUAL, pois ele varou a mínima anterior, ok?]
- compra seria em 9,60 e stop loss em 9,12. 48c de prejuizo máximo para 3% de lucro máximo 9,89], então temos 29c/48c = 0,60, abaixo do ideal que é 2x. Isso PROIBE A ENTRADA COM STOP NESSA POSIÇÃO!
- o que fazer? Igualamos ao lucro, posicionando o nosso stop mais acima, para termos 1 por 1.

ISSO NÃO É O IDEAL NEM O QUE QUEREMOS FAZER SEMPRE. MAS COMO ESTAMOS ACHANDO QUE O PAPEL TEM BOAS CHANCES DE ALTA NESSE MERCADO ATUAL, RESOLVEMOS ACEITAR O RISCO.

=> valor do prejuízo máximo é MENOR do que 2% do nosso capital total para trades? Sim! OK então!

A compra é feita em 9,60. Alvo em 9,89 e stop em 9,31 [29c abaixo da entrada para igualar risco e recompensa].

O papel sobe no mesmo dia até 10,14, sendo que vendemos 70% da posição quando voltou a 10,00 pois havia superado nosso alvo de 9,89. Então temos um trade misto de DT e restante da posição em ST.



Agora vamos para o próximo dia, lembrando que:

1) posicionamos nosso stop acima de nossa entrada, escolhendo 9,80 [ um pouco abaixo do nosso alvo inicial de 3%] como saída;
2) deixamos sem alvo superior esses 600 papéis, pois temos critério de stop móvel que nos manterá no resto do trade até sermos estopados. Lembrando que já estamos com um ótimo lucro, e se formos estopados em 9,80 também teremos lucro nessa posição.

No dia seguinte [ontem] ...

Abriu em 10,14 e subiu até 10,46 fechando em 10,10. Nos mantivemos no trade, mas subimos novamente nosso stop, para o topo anterior antes da pequena reversão, ali em 9,95, onde está marcado em azul.

No outro dia, que é hoje, 29/2/12...
Ainda mantemos o trade em andamento, mantendo o stop naquela mesma posição em 9,95.

==========================================

Vamos agora mostrar exemplo de ST de mais dias usando a PETR4...

As setas indicam o nosso padrão repetitivo, que nos dá o 'edge'.

1) médias indicando ALTA, mesmo que a azul esteja caindo e os preços abaixo da ZdA, sendo que ainda pensamos em compras até que a azul cruze pra baixo da vermelha;
2) a programação se daria ao consultarmos nossos indicadores complementares, para o dia da seta verde, que já adiantamos e pusemos ai.

Ambos indicadores nos mostram que a reversão está vindo, com boas chances a nosso favor.

Realizamos a compra 1c acima da máxima anterior, lá na linha verde clara, em 23,60.

Qual o risco máximo do trade? 23,60-22,70 = 0,90. E o lucro máximo de 3%? 24,30. Qual a relação? 70c/60c = 1,16 sendo que o mínimo ideal é 2x. Porém, um pouco acima de 1 por 1, baseado das condições do mercado em geral [observando o ibov] e também no gráfico da ação e indicadores complementares, resolvemos aceita, MAS compraremos apenas 1000 papéis, devido à relação de ganho/perda e o preço do papel.

=> o prejuízo bruto máximo é menor do que 2% de todo o capital que usamos para operar na Bolsa? SIM! Então fomos nessa! Alvo de 3% em 24,30, para lembrar o leitor.

No dia seguinte, abriu em 24,10, max=24,15, min=23,65, fechou em 24,05. Abaixo do nosso alvo, mas com um bom lucro em relação à compra em 23,60.

Resolvemos segurar tudo ainda. Não vamos vender já os 70% da posição, como fizemos noutros exemplos. Mesmo assim, vamos subir nosso stop, colocando ele na nossa compra, em 23,60. Com isso, se formos estopados, sairemos no 0 a 0 bruto, fora despesas.

Dia 22/fev/12... Está andando de lado.Decidimos vender 70% no fechamento, a 23,89. Saímos 70% no lucro com 29c em 700 papéis. Mantemos o stop onde estava, em 23,60.

IMPORTANTE: O STOP MÓVEL É UMA FACA DE 2 GUMES. PODE TANTO PROTEGER LEGAL COMO PODE GERAR UMA SAÍDA NUM LOCAL ONDE SERIA MELHOR MANTER SEGURADO O PAPEL, USANDO O STOP ORIGINAL, POIS MAIS ADIANTE ELE DARIA LUCRO. ISSO DEVE SER DECIDIDO COM CUIDADO, ANALISANDO AS CARACTERÍSTICAS DE CADA TRADE, PARA EVITAR CORTAR LUCROS POR MEDO. É NORMAL O MERCADO DAR REVERTIDAS PEQUENAS PARA DEPOIS VOLTAR A SUBIR JUNTO COM A TENDÊNCIA MAIOR. PORÉM, ESTAMOS MOSTRANDO EXEMPLOS DIFERENCIADOS DO QUE SE PODE FAZER, PARA FINS DIDÁTICOS, COM BASE EM OPERAÇÕES REAIS. AS VEZES NAO VALE A PENA SUBIR O STOP, PRINCIPALMENTE SE VENDERMOS PARTE DA NOSSA POSIÇÃO. MAS HÁ CASOS E CASOS, E TEMOS DE CONSIDERA-LOS SEPARADAMENTE. O MÉTODO CLÁSSICO É MANTER O STOP ONDE ESTAVA, SÓ O SUBINDO MAIS ADIANTE, QUANDO O PREÇO ESTÁ BEM ACIMA.

Chegamos ao dia 23/fev/12...

a min=23.76, portanto, não fomos estopados [stop=23,60]. Mantemos tudo como está. O alvo agora não existe mais, pois já vendemos 70% da posição. Iremos aos poucos subir o stop até que sejamos estopados naturalmente pelo mercado.

Nos dias seguintes, ao lado, posicionamos o stop na antiga resistência que agora virou suporte, na linha azul, em 24,10 e deixamos rolar.

Notem que vendemos 70% = 700 papéis dos 1000 que compramos, e mantemos 300 comprados, para tentar lucrar mais na alta, surfando a tendência principal, dentro do contexto do nosso setup.

Notem que a média azul cruzou pra baixo da vermelha, mas os preços ainda está acima, com o papel andando novamente de lado, após o rompimento da resistência anterior na linha azul. Isso mostra que ainda estamos no lucro, mas que pode haver uma reversão na tendência. Se isso ocorrer, seremos provavelmente estopados ali em 24,10.

IMPORTANTÍSSIMO! PODE OCORRER DE OS PREÇOS SAÍREM DOS TRILHOS E PULAR NOSSO STOP, POR EXEMPLO, ABRINDO ABAIXO DELE NUM DIA FUTURO, DIGAMOS A 23,55. O QUE FARÍAMOS? VENDERÍAMOS O RESTANTE DA NOSSA POSIÇÃO E MESMO ASSIM TERÍAMOS LUCRO NA MAIORIA DO TRADE! POR ISSO É BOM REALIZAÇÃO PARCIAL.

Espero que estejam gostando. Deixem comentários. Obrigado pela leitura e até a próxima parte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário