AVISO IMPORTANTE! LEIA! DISCLAIMER - ISENÇÃO DE RESPONSABILIDADE

AS INFORMAÇÕES DESSE BLOG SÃO DE FINALIDADE EXCLUSIVAMENTE DIDÁTICA.
NOS ISENTAMOS DE QUALQUER RESPONSABILIDADE! O RISCO É 100% SEU!
RENDA VARIÁVEL CONTÉM RISCOS! INFORME-SE!
Estude, aprenda, treine, mas lembre-se que VOCÊ é o ÚNICO responsável!
SOMENTE SIGA LENDO ABAIXO POR SUA CONTA E RISCO E SE CONCORDAR COM ESSE 'DISCLAIMER'!

quinta-feira, 1 de março de 2012

Método Para Swing Trade: Stops - Nova Análise com BVMF3

Leia o aviso do blog! Não nos responsabilizamos! O risco é 100% seu!

Vamos analisar novamente uma forma de Swing Trade possível com a BVMF3, diferente da abordagem anteriormente descrita aqui nesse artigo.

Falamos de uma forma clássica de colocar stop de perda, 1c abaixo da mínima do candle anterior ao da entrada. O leitor deve se lembrar disso. Caso não se recorde, basta ler as partes anteriores, com vários exemplos a respeito disso.

Acontece que nem sempre essa é a melhor forma de posicionar seu stop. São várias as razões. Entre elas, podemos citar agora:

1) o mercado pode variar naturalmente numa amplitude maior para aquele papel naquele momento, e pegar seu stop de perda, mas depois voltar pra tendência, jogando o trader fora com prejuízo, quando podia ocorrer lucro;

2) 1c abaixo da mínima é um local 'manjado' para por stops, e isso pode atrair a atenção de certos operadores para 'pescarem' o stop naquela região, para depois retomar o movimento que se esperava;

3) as vezes os preços retornam a suportes/resistencias para pegar mais força - 'tomar um fôlego' - e retomar a tendência na direção que esperávamos;

4) um stop muito curto num mercado mais volátil acaba sendo quase sempre acionado, e muitas vezes de forma desnecessária, impedindo que se tenha lucros;

5) outras razões diversas que podiam ser listadas aqui, mas não pretendemos escrever um tratado sobre o tema.

Por essas razões vamor voltar a falar da BVMF3, que é um bom exemplo do que dissemos...

Podemos ver ai os 2 últimos candles, formando o nosso padrão repetitivo de 3 candles, se o próximo fosse pra cima sem varar pra baixo. O leitor pode checar a descrição anterior, numa outra parte desse artigo, mostrando como foi descrita a operação da outra forma.

O que faríamos ai? Aguardaríamos romper a máxima desse candle para comprar, sempre dando uma olhada nos indicadores complementares, como já sabemos.

A máxima ai seria de 11,73 e a compra seria 1c acima, em 11,74.

No dia seguinte a compra seria feita. O stop na operação que falamos anteriormente ficaria ali na mínima anterior, 1c abaixo, em 11,49.

Acontece que no dia seguinte tivemos uma retração grande da BVMF3, vejamos abaixo...

Olhem que coincidência! O preço chegou no nosso stop e teríamos sido estopados em 11,49!

Esse é o problema de usar stops muito curtos, em alguns casos. O que fazer? Colocar 5c abaixo? É uma alternativa também, mas devemos lembrar do que dissemos acima.

O ideal mesmo seria olharmos um suporte imediato, para posicionar nosso stop ali, pois algumas vezes e principalmente em alguns papéis os preços podem oscilar bastante, sem que percam a tendência dominante.

Podíamos, por exemplo, usar o stop na média 30, ali por 11,40, que seria um bom ponto, MAS SEMPRE CHECANDO O NOSSO RISCO E ANALISANDO A PROPORÇÃO LUCRO/PERDA E SE O VALOR ESTÁ ABAIXO DE 2% DO NOSSO CAPITAL TOTAL PARA TRADES NA BOLSA!

Vejam hoje, 01/mar/12, como está dando uma recuperada no preço. Se tivéssemos tomado stop ontem, teríamos sido tirados do trade, sendo que hoje, mesmo ainda não findo o pregão no momento que escrevemos isso, a BVMF3 estava a 11,76 e parece que pode subir ainda mais, voltando a acompanhar a tendência maior, sob o contexto do nosso setup, conforme nos indicam as médias (azul acima da vermelha = alta).

É importante, portanto, que o trader verifique com carinho uma boa posição para colocar seu stop.

Há quem entenda ser ruim colocar o stop automático, pois dizem que há gente que vai lá pegar os stops, só de sacanagem. Lenda ou não, papo furado ou não, temos de analisar se vale a pena um stop automático ou não. O importante é que temos sempre de cortar os prejuízos dentro do nosso plano e com base no nosso controle de risco, ou estaremos fadados ao fracasso em nossas operações.

Portanto, sendo ou não automático o stop, é preciso que ele exista para cortar prejuízos, mas ele deve ser bem posicionado e nem sempre a mínima anterior é o local apropriado.

Isso é o que queríamos mostrar aqui.

No dia seguinte, 02/mar, podemos ver o resultado de não termos sido estopados na operação e segurado o trade que estava ainda na tendência de alta pelo nosso setup...

  O valor chegou a 12,03 fechando a 12. Como compramos em 11,74 e nosso alvo era 12,09 ainda não chegamos lá, mas está muito perto e podemos nos desfazer de 70% da nossa posição com um ótimo lucro, segurando o restante para ver se conseguimos mais, passando agora o stop para a mínima de hoje - 1c, em 11,71.
Garantimos um bom lucro com a maioria de nossa posição e ainda vamos tentar buscar mais na próxima semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário