AVISO IMPORTANTE! LEIA! DISCLAIMER - ISENÇÃO DE RESPONSABILIDADE

AS INFORMAÇÕES DESSE BLOG SÃO DE FINALIDADE EXCLUSIVAMENTE DIDÁTICA.
NOS ISENTAMOS DE QUALQUER RESPONSABILIDADE! O RISCO É 100% SEU!
RENDA VARIÁVEL CONTÉM RISCOS! INFORME-SE!
Estude, aprenda, treine, mas lembre-se que VOCÊ é o ÚNICO responsável!
SOMENTE SIGA LENDO ABAIXO POR SUA CONTA E RISCO E SE CONCORDAR COM ESSE 'DISCLAIMER'!

sexta-feira, 2 de março de 2012

Ondas de Elliott

Vejam essa alta da ITSA4, usando 'ondas de Elliott' [Elliott Waves] para representar os movimentos mais significativos...


Não pretendemos esgotar aqui, nesse minúsculo artigo, o assunto referente às Ondas de Eliott.

Vamos falar do basicão, ok! E usaremos a ITSA4 como exemplo.

Essas 'Ondas de Elliott' são fruto do trabalho de Ralph Nelson Elliott, um contador, que descobriu padrões de comportamento nos preços dos papéis, na forma de ondas, já que o preço oscila ao longo do tempo.

Com base nesses padrões repetitivos, Elliott desenvolveu princípios e teorizou uma forma de se analisar o comportamento da variação dos preços, tendo escrito livros a respeito do tema.

Seu trabalho se tornou popular e muita gente que atua no mercado e usa análise técnica, gosta de aplicar esse padrão para poder antecipar movimentos.

Segundo Elliott, de forma bem básica aqui no artigo, temos CINCO ondas da tendência dominante, que são numeradas de 1 a 5, sendo 3 de impulso [em relação à tendência mais significativa] que são as ondas 1, 3 e 5, e as ondas de retração [contra a tendência mais significativa] 2 e 4.

Existem normas para se apurar essas ondas, e por meio dessas regras é que se interpreta a posição dessas ondas.

Além das ondas de 1 a 5, temos outras 3 ondas já na parte de correção, encontradas no final da tendência. São as ondas A, B e C.

Abaixo vemos uma tendência de alta representada por ondas de Elliott. O mesmo vale, inversamente para as tendências de baixa. No caso, falamos da tendência dominante em certo momento.



As regras mais importantes são:

I - A onda 2 sempre retraça [retrai, recua, corrige...] menos do que 100% da onda 1;
II - A onda 3 não pode ser a menor das 3 ondas de impulso [1, 3 e 5]
III - A onda 4 não pode se sobrepor no território a onda 1, exceto no caso de um triângulo diagonal

Essas ondas tem características fractais, da mesma forma que os gráficos em tempos diferentes, portanto, podendo ser aplicadas noutros tempos gráficos que não apenas o semanal ou o diário, mas é preciso considerar a importância de cada tempo gráfico.

Dentro de cada onda dessas se pode encontrar uma sequencia de ondas completa, devido também à natureza fractal, mas não vamos falar disso aqui. Estamos apenas mostrando o basicão, para quem ainda não conhece a respeito e também para relembrar os que já ouviram falar.

Para saber mais detalhes é preciso procurar bons livros, artigos, posts pela internet.

Voltando ao gráfico da ITSA4, diário...


Podemos notar que estamos na ONDA 3, que é a mais longa das 3 ondas de impulso, sendo que a onda 2 e a onda 1 respeitaram as regras que vimos acima. O trade de mais longo prazo poderia usar isso para efetuar seus trades, com base na análise de quanto ainda temos de tendência adiante.

O que se pode fazer no Swing Trade é aplicar OPCIONALMENTE esses princípios para analisarmos ondulações de tendências, tendo uma visão melhor do ponto em que se encontram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário