AVISO IMPORTANTE! LEIA! DISCLAIMER - ISENÇÃO DE RESPONSABILIDADE

AS INFORMAÇÕES DESSE BLOG SÃO DE FINALIDADE EXCLUSIVAMENTE DIDÁTICA.
NOS ISENTAMOS DE QUALQUER RESPONSABILIDADE! O RISCO É 100% SEU!
RENDA VARIÁVEL CONTÉM RISCOS! INFORME-SE!
Estude, aprenda, treine, mas lembre-se que VOCÊ é o ÚNICO responsável!
SOMENTE SIGA LENDO ABAIXO POR SUA CONTA E RISCO E SE CONCORDAR COM ESSE 'DISCLAIMER'!

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Método Para Swing Trade: Introdução e Parte 1

Pessoal,

Aproveitei essa pausa para ler, estudar e me informar mais sobre os mercados e as formas de operá-los.

Algo que realmente me faz considerar alternativas ao sistema que venho utilizando é o FATOR TEMPO, pois fico muito tempo 'pregado' aos gráficos, quando poderia estar aproveitando pra outras coisas.

Isso me levou a querer praticar mais Swing Trade e menos Day Trade.

Nas minhas leituras encontrei pela Internet e em livros boas idéias para por em prática e vou tentar descrever aqui a respeito delas.

Trata-se de um método para operar no estilo Swing Trade, mantendo a posição por alguns dias ou até semanas. LEMBRO QUE NÃO É UM MÉTODO GARANTIDO E PODEM OCORRER PERDAS. Leia sempre nosso aviso do blog, pois não nos responsabilizamos pelo uso dessas informações.

O método que descreverei vem de diversas fontes e é adaptado para o meu gosto.

Para operar Swing Trade temos de aproveitar as ondas, variações nos preços dos papéis que operamos, pois existem padrões repetitivos que podemos explorar e obter vantagem. Esses padrões nos fornecem uma pequena vantagem, e seu uso reiterado poderá proporcionar ganhos consistentes ao longo do tempo.

Cada negócio [trade] é um negócio. É preciso pensar em termos probabilísticos. A título de exemplo, se jogamos uma moeda pra cima e anotamos o resultado [cara ou coroa], já sabemos de antemão que as chances dessa moeda dar cara ou coroa são de 50% para cada, a não ser que a moeda tenha alguma característica que a faça 'roubar' mais pra um resultado. Aqui estaremos considerando a moeda que dá 50% para cada lado, a título de exemplo.

Toda vez que você jogar a moeda, ela vai ter sempre a mesma chance. Da mesma forma ocorre com cada trade [negócio] realizado. Temos sempre as mesmas chances, partindo do princípio que NÃO podemos prever o que virá, não podemos antever o futuro, e o mercado pode tudo, tanto subir, descer ou andar de lado.

Admitindo isso, devemos nos livrar do pânico e da falsa noção de que temos de estar certos para nos dar bem. O que temos é de colocar as chances a nosso favor, operar seguindo uma estratégia predefinida antes mesmo de iniciarmos nossa análise.

Do contrário muitos de nós estaremos fadados ao fracasso e a perdas consistentes, o que não é o objetivo de quem pretende lucrar com operações na Bolsa de Valores.

Quando digo 'nos livrar do pânico', quero me referir ao fato de que não podemos operar com o emocional, pois tudo pode acontecer, e não temos de estar certos, tampouco por mais certa que seja nossa análise, ela tem de acontecer. A dor que geramos em nossas mentes quando estamos errados, quando o trade não vai pro lado que queremos, tem de ser eliminada, e nada melhor do que assumir que o mercado vai pro lado que quiser ir, e nada podemos fazer pra mudar isso. Isso nos liberta do fardo dolorido e pesado do erro, do estar errado.

Temos de traçar um plano, tanto para escolher o que comprar/vender, passando pela entrada, controle de risco, saída, etc.

Vamos então partir das seguintes premissar, a fim de conseguirmos obter um estado mental que nos proporcione vantagem e serenidade para operar:

1) qualquer coisa pode acontecer [pode cair, subir, andar de lado, e pode a qualquer momento inverter, desinverter, o que seja. O mercado é imprevisível e não existe um dia igual ao outro, pois sempre haverá diferenças entre cada trade realizado].

2) você não precisa saber o que irá acontecer a seguir para poder ganhar dinheiro na bolsa [é simples! não temos como adivinhar nada pra frente, mas podemos, baseados em padrões que se repetem e que nos são favoráveis quando ocorrem, antecipar e aplicar nosso setup, se tudo estiver de acordo com nossos critérios].

3) existe uma distribuição randômica entre ganhos e perdas para qualquer conjunto de variáveis que definem um 'edge' [é como jogar a moeda. A cada lance, sempre temos as mesmas chances, e o lance anterior não influencia o próximo, pois são independentes entre si, o mercado possui uma distribuição randômica entre ganhos e perdas] [o 'edge' é uma vantagem que tenhamos notado e conferido existir em determinadas situações, onde existe uma maior chance de termos êxito. É a mesma coisa que um cassino, onde a banca tem pequena vantagem maior do que os jogadores, e com isso garante lucros consistentes, principalmente quanto maior o número de rodadas executadas. O 'edge' é algo que nos dá essa minúscula vantagem em certo momento].

4) um 'edge' não é nada mais do que uma indicação com alta probabilidade de uma coisa ocorrer ao invés de outra [é o que acabei de dizer acima. Quando notamos a repetição de um determinado padrão que nos confere uma vantagem quando ocorre, podemos usa-la a nosso favor, e se formos fiéis a nosso setup e mantivermos o sistema funcionando, é apenas uma questão de tempo para obtermos lucros consistentes, pois se a vantagem realmente existe, ela acabará predominando com o tempo] [LEMBRO QUE ISSO NÃO GARANTE LUCROS PARA QUEM USAR A ESTRATÉGIA MENCIONADA! NÃO NOS RESPONSABILIZAMOS, COMO JÁ DITO! OPERE POR SUA TOTAL CONTA E RISCO!]

5) cada instante no mercado é único [exatamente isso! um trade nunca é igual ao outro. mesmo que um padrão se repita, as variáveis envolvidas nessa repetição não são as mesmas que no evento anterior, e não há garantias que o padrão, por si só, dê o resultado esperado. Há uma chance a favor de que o esperado ocorra, mas nunca a garantia. As chances apenas estão a favor, mas ocorrer o oposto é perfeitamente possível].

6) perdas são parte do ofício do trader. Não adianta achar que alguém pode apenas lucrar nesse negócio. Sempre ocorrerão perdas. Faz parte. Não há como evitar as perdas. Há como montar um sistema que nos dê uma vantagem provável em certos momentos, mas mesmo assim iremos as vezes perder, mesmo com tudo indicando a nosso favor. É imprevisível o que ocorre no mercado e não podemos prever nada, em momento algum.

7) ganha dinheiro no mercado quem segue seu setup, usa a vantagem [o 'edge'] corretamente, corta as perdas conforme o controle de risco previamente programado, e deixa os lucros correrem, deixando sempre a emoção de lado, entrando num estado mental em que se opera sem ficar ponderando, mas simplesmente quase que de forma mecânica, espontânea, sem hesitação. É assim que os traders profissionais atuam e é assim que se ganha dinheiro no mercado, de forma consistente. O mesmo ocorre com jogadores profissionais talentosos. Eles entram num estado de espírito onde suas atitudes vão ocorrendo dentro do sistema que incorporaram, sem ficar ponderando durante sua execução. Nem sempre acertam, mas mantendo-se fiéis e consistentes ao seu método, acabam se saindo melhor que a média.

Bom... Esses são os princípios que temos de aceitar e treinar nossas mentes para compreender e utilizar, antes de falarmos de estratégias possíveis para operar. O mais importante não é a estratégia, mas sim você! Isso mesmo! Você! A forma como você opera e visualiza os acontecimentos, sabendo quando entrar e quando sair, instintivamente, sem ficar indeciso, pensativo, emotivo. Isso é ESSENCIAL para dar certo a estratégia, qualquer que ela venha a ser. Parta dos princípios acima, deixe o medo e a empolgação de lado, operando sem influência de nada além do próprio contexto do mercado.

Deixar o medo de lado não significa ser inconsequente ou imprudente. Simplesmente é operar se concentrando na operação, não na emoção.

Quem está nervoso ou fica checando a todo o tempo o que fazer durante o trade não apresenta as características acima, e certamente poderá tomar prejuízos grandes ou até perder consistentemente.

O controle emocional, a paz de espírito, a naturalidade e instintividade para executar as operações é que garantem o sucesso ao longo do tempo. Não importa estar certo, errado, ter a estratégia melhor ou pior. Disciplina, autocontrole, consistência e respeito às regras é que lhe darão o sucesso almejado.

Fim da Parte 1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário