AVISO IMPORTANTE! LEIA! DISCLAIMER - ISENÇÃO DE RESPONSABILIDADE

AS INFORMAÇÕES DESSE BLOG SÃO DE FINALIDADE EXCLUSIVAMENTE DIDÁTICA.
NOS ISENTAMOS DE QUALQUER RESPONSABILIDADE! O RISCO É 100% SEU!
RENDA VARIÁVEL CONTÉM RISCOS! INFORME-SE!
Estude, aprenda, treine, mas lembre-se que VOCÊ é o ÚNICO responsável!
SOMENTE SIGA LENDO ABAIXO POR SUA CONTA E RISCO E SE CONCORDAR COM ESSE 'DISCLAIMER'!

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Método Para Swing Trade: Parte 3

O que faremos agora na Parte 3? Vamos deixar claras algumas coisas que muitos como eu levam tempo pra aprender, mas que são muito úteis já conhecer logo de cara. [Leia o aviso do Blog. O risco é 100% seu! As informações desse blog são para fins exclusivamente didáticos! Não nos responsabilizamos].


Médias móveis ajudam a ver a força e a tendência, como se sabe [lembre-se: não é o objetivo desse artigo falar de análise técnica básica e indicadores. Essa parte básica deve ser conhecida pelo leitor para permitir uma compreensão correta do texto].

Um preço perto duma média significativa, num determinado tempo gráfico, pode indicar força, pois o preço tende a retornar para a média, ou, como alguns podem dizer: as médias acabam se aproximando do preço em dados momentos.

Operaremos com duas médias, como vimos: simples de 10 [azul claro] + exponencial de 30 [vermelho].

Tem um cara na Internet que chama o espaço entre as médias de Zona de Ação dos Traders [Trader Action Zone]. É isso ai mesmo! Sabe porquê? É que as médias indicam força e mostram direções que o preço tende a seguir. Claro que elas tem um atraso [lag], mas são boas para se averiguar até suportes e resistências.

A área entre a média 10 e a 30 é então chamada de Zona de Ação. Vamos pegar emprestado esse termo.

Quando os preços estão numa tendência, digamos de alta, eles tendem a voltar para a média, e é exatamente nesses momentos que o Swing Trader pode mandar carga na posição.

 

Vejam acima um exemplo, nos círculos em laranja. Mais à esquerda, temos uma baixa, com toques [pullbacks] que eu chamo de 'ricocheteios' na média. Notem como as vezes o preço entra na Zona de Ação, entre as médias, o que é melhor ainda.

No lado esquerdo, podemos ver a mudança de tendência ocorrendo, e os toques na média 10 e 30, inclusive com entradas também na ZdA [Zona de Ação].

Um trader que estivesse acompanhando isso, poderia apostar no sentido da tendência e sua continuação, vendendo/comprando após esses toques e regiões, com boas chances de obter lucros.

Nessa Zona de Ação ocorrem vários ricocheteios, ou seja, os preços tocam e voltam, revertem novamente para a tendência dominante.

Não se trata de observar as médias propriamente ditas, mas a região próxima a elas, onde se tem boas chances de reversão e continuação da tendência maior, inclusive observando os suportes e as resistências existentes no mesmo gráfico.




O Leitor poderá notar as linhas azuis horizontais, que representam exemplos de zonas de suportes e resistências visíveis nesse mesmo gráfico [zonas, não exatamente as linhas, como se sabe].

Alguns desses pontos se equiparam aos indicados nos círculos em laranja na figura anterior. É interessante reparar como o sistema das médias ajuda a idenficar bons pontos de reversão e até a tendência dominante num certo momento.

Agora o leitor já sabe: quando falarmos de Zonas de Ação [ZdA], estaremos nos referindo a isso, tal qual explicado acima.

[Relembrando que a parte básica de análise técnica é necessária para poder entender esse artigo. Caso o leitor não saiba do que falamos, sugiro uma leitura adicional para esclarecimentos sobre o assunto. Isso não é nosso objetivo aqui.]

O que mais tem de interessante ai no gráfico da USIM5? Os pontos de pivot, onde ocorrem as reversões.Eles tem um padrão comum, que se pode identificar, e - adivinhem! - usar como uma vantagem a favor da operação!

Geralmente observamos 3 (três) CANDLES para isso. Quando o mercado está em baixa nos chamará a atenção quando os preços estiverem na ZdA ou nas médias/suportes/resistências, e ocorrer a formação de um padrão que pode ocasionar com boa probabilidade uma reversão do movimento, em favor da tendência maior.

Agora eu pergunto ao leitor: o que você nota de parecido entre os grupos de 3 candles nos círculos desenhados no mesmo gráfico, abaixo?




Repare no verde, primeiramente. ... vamos ver abaixo com mais detalhes ...
O mais à esquerda [seta rosa] é seguido por uma alta, que viola a máxima anterior [seta azul], mas em seguida, sem violar a máxima da seta azul, temos o candle com a seta marrom, que não só ficouo abaixo da máxima anterior, como também fechou mais de 50% abaixo da distância entre a mínima do candle da seta rosa e a máxima do com a seta azul.

Esse grupo de candles pode indicar um topo, no caso, uma reversão.

Olhando agora o do círculo marrom, mais detalhadamente...

Note que os preços estavam subindo em direção a ZdA, muito embora as médias indicassem que a tendência no momento era de BAIXA [isso se nota pela média 10 em azul claro ABAIXO da média 30 em vermelho].

A seta verde mostra o candle já fechando dentro da ZdA, nos chamando a atenção para uma possível reversão [ricocheteio] e retomada da tendência maior.

O candle da seta verde, foi acima da máxima do anterior, tocou na média 30, fechando bem perto dela e dentro da ZdA. O candle seguinte repetiu o padrão visto na figura anterior: ele não varou a máxima do candle da seta marrom e ainda desceu, fechando mais do que 50% da distância entre a mínima da seta verde e a máxima da marrom.

Esse é o padrão de 3 candles que pode mostrar o ponto de ricocheteio, dentro da ZdA, que estamos interessados! É isso que queremos! Um PADRÃO a nosso favor, com boa probabilidade de gerar um movimento no sentido da tendência maior, para que possamos, no caso, operar vendidos.


Agora vamos ver o contrário! O mesmo padrão só que invertido. No caso, indicando provável ALTA futura. Vejamos os candles marcados no círculo azul mais acima.

Continua a tendência de baixa, como as médias nos mostram claramente. O candle da seta verde vara a mínima dos candles anteriores, seguindo na baixa, o que se repete com o candle da seta azul.

Em seguida podemos ver nosso padrão ocorrendo novamente:mo candle da seta marrom não fura a mínima do da seta azul e ainda fecha acima de 50% da distancia entre maxima da verde e mínima da azul, indicando provável reversão adiante.

Nesse caso, por se encontrar em tendência dominante de BAIXA, indicada pelas médias 10 e 30, não iríamos comprar, pois nosso setup, como veremos mais adiante, exige que operemos a favor da tendência, exatamente para que tenhamos maior probabilidade de acerto, gerando o 'edge' que queremos.

Mas isso não impede de mostrarmos a reversão ocorrendo, e também não impede que outra estratégia - não a nossa! - possa usar como ponto de reversão ali para compra, no candle seguinte ao da seta marrom, quando o preço supera sua máxima. Lembre-se que seria uma operação CONTRA a tendência dominante, e não autorizada no NOSSO setup que tratamos aqui! É apenas um exemplo com gráfico real para poder explicar a repetição do padrão que usaremos a nosso favor.

Querem mais exemplos? Vejam a ITSA4 abaixo...


 Outros candles que, em visível tendência de ALTA, ingressam na ZDA, como mostram círculos verde e marrom, além dos que tocam e ricocheteiam na média 10, e também podem ser considerados, só que com mais cautela.

Conseguem notar o padrão dos 3 candles que indicam reversão? Tentem enxergar bem! Levem o tempo que precisarem...

Vamos verificar os dos círculos verde e marrom, abaixo...

  Vemos bem delineados os 3 candles, compostos pelas setas rosa, marrom e verde, indicando reversão provável, que ocorreu no segundo candle além do com a seta verde.

Esse outro é mais difícil de notar, inclusive houve um GAP ali no da seta rosa, o outro quase formou um martelo na seta marrom e o da seta verde também, em seguida confirmando a reversão no outro semi martelo seguinte.

Mais exemplos? Vamos lá! ...





A nossa querida PETROBRAS. Notem o mesmo padrão, ocorrendo. Reparem no circulo laranja e também no verde claro. A média 10 ainda está pra cima, mas andando meio de lado, o que prejudica um pouco os zigue zagues, ou swings, dos preços. Mas o que queremos mostrar aqui são os padrões se repetindo.

Agora fica a cargo do leitor examinar e encontrar os padrões que estamos analisando. Chega de moleza. :)


Reparem como essa ação deu várias oprtunidades de entrada, durante a ALTA significativa e duradoura, muito consistente. Que coisa linda seria embarcar numa ação dessas ali no círculo laranja ou verde, hein!

Querem mais?





Até a próxima parte!

Nenhum comentário:

Postar um comentário