AVISO IMPORTANTE! LEIA! DISCLAIMER - ISENÇÃO DE RESPONSABILIDADE

AS INFORMAÇÕES DESSE BLOG SÃO DE FINALIDADE EXCLUSIVAMENTE DIDÁTICA.
NOS ISENTAMOS DE QUALQUER RESPONSABILIDADE! O RISCO É 100% SEU!
RENDA VARIÁVEL CONTÉM RISCOS! INFORME-SE!
Estude, aprenda, treine, mas lembre-se que VOCÊ é o ÚNICO responsável!
SOMENTE SIGA LENDO ABAIXO POR SUA CONTA E RISCO E SE CONCORDAR COM ESSE 'DISCLAIMER'!

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Método Para Swing Trade: Parte 4

Vamos falar aqui mais sobre o nosso setup, mas iremos falando aos poucos, por partes, para que você consiga fixar os conceitos e padrões que são importantes para operar bem com nosso sistema didático de Swing Trade. [Lembre-se de ler/reler o aviso do Blog. Apenas para fins didáticos. Não nos responsabilizamos. O risco é 100% seu!].

Vamos voltar às médias móveis [10 simples (em azul claro) e 30 exponencial (em vermelho)]...


O que temos de observar? Primeira coisa: para pensarmos em COMPRAR, a média 10 [azul clara] tem de estar ACIMA da média 30 [vermelha]. Só pensamos em compra nesse caso!

Note à esquerda a seta verde clara, indicando o cruzamento da 10 pra cima da 30. Ali seria o ponto de comprar? NÃO! A gente espera o primeiro PULLBACK, ou seja, retorno para pegar fôlego, na Zda [Zona de Ação] entre as médias 10 e 30, como já conversamos anteriormente.

Ali no retâgulo verde temos a nossa entrada! Usamos o pivot de reversão para comprar [lembram dos 3 candles que formam um padrão, como vimos anteriormente? Então!]. A compra pe na superação do 3º candle que forma o pivot de reversão [há ainda os mais agressivos, que comprariam antecipadamente].

após a queda ali na seta azul, temos o doji [candle de indecisão] na seta rosa, seguido pelo candle de reversão [seta verde]. O mais apressado compraria já na superação do candle 2, ou seja, já quando o candle da seta verde superar a máxima do com a seta rosa, que corresponde à linha horizontal amarela, OU, mais recomendável, na linha vermelha, na superação do terceiro candle, da seta verde.

O stop para cortar o prejuízo, caso o movimento fosse no sentido errado ao que pretendíamos, ficaria abaixo da mínima do candle da seta rosa? Depende! Falaremos disso noutra parte. Aqui estamos falando, genericamente, das possíveis entradas.

Vimos então que o primeiro pullback, ou seja, o retorno dos preços à média, seria ideal para a primeira compra, podendo também, se perdida essa oportunidade e a tendência continuar a mesma, se comprar adiante, ou incrementar a posição comprada no pullback.

Note acima que os círculos em cinza claro mostram oportunidades de entrada ou até incremento da posição.

Claro que o Swing Trade puro geralmente é de 2 a 5 dias, mas se as condições estiverem favoráveis, podemos segurar a posição, ou uma parte dela, enquanto a tendência se mantiver altista.

Seria interessante, por exemplo, ao entrar ali no retângulo verde, digamos, comprando 2000 papéis, estabelecer uma meta de, digamos, 3%, para vender 50% da posição, mantendo os 50% restantes enquanto a tendência continuar.

Podemos até usar outra forma de sair do trade, subindo o stop de gain para um pouco abaixo da mínima do candle anterior, assim, quando o preço recuasse, poderia gerar a saída.

Ou se quiseremos 'surfar toda a tendência', como o surfista que aproveita a onda até ela desabar, podemos continuar nela até sinais de reversão, o que ocorreu ali na POMO4 na seta vermelha, quando houve o cruzamento para baixo da média 10 com a 30.

É preciso analisar os papéis e seus comportamentos para ver o que é mais apropriado em cada caso, mas sem perder o foco em estabelecer regras predefinidas para entradas e saídas. Apenas se regula o critério, se for o caso, para determinados papéis com características diferentes de outros.

Isso se obtém com base em experiência e conhecimento prático de trades com certos papéis.

Para iniciar, convém estabelecer um critério comum e aplica-lo, regulando aos poucos, conforme se vai ficando 'mais íntimo' do papel em particular.

Ao lado podemos ver que a mesma ação POMO4, no mesmo gráfico mostrado, aqui em destaque, teve cruzamento de médias, indicando mudança da tendência, ali na seta vermelha. Já vendemos em seguida? Não! Esperamos pelo primeiro pullback, ou seja, a 'tomada de fôlego' do preço, voltando pra média.

Notem que no retângulo em vermelho não houve nova queda e a ação prosseguiu pra cima, novamente cruzando médias, como mostra a seta verde clara. Esperar pelo pullback foi bom nesse caso, se fosse o caso de esperar por mais tempo tentando surfar bem a tendência. Outros setups poderiam sugerir venda já no rompimento da mínima do candle que gerou o cruzamento da média, mas o nosso setup não é desse jeito.

Voltando ao cruzamento indicado pela seta verde clara, a compra se daria ali no retângulo marrom, primeiro pullback após o cruzamento, decisão acertada, pois os preços voltaram a subir bastante e de forma consistente.

Notem que além da entrada no primeiro pullback após o cruzamento, poderia ter sido comprado ali no círculo rosa e mantido até agora se fosse o caso, ou vendido quando fechou abaixo da média 10, outra opção de saída.

No dia de hoje [27/fev/2012], ainda com o pregão em andamento, podemos ver um candle que varou a mínima do anterior e pode vir a ser o candle número 2 do nosso padrão com 3 candles. Reparem que ele está na Zona de Ação, e pode fazer o preço ricochetear pra cima, seguindo a tendência. Esse pode ser, portanto, um bom ponto de compra ou incremento de posição, mas ainda deve se esperar a confirmação, como já vimos antes.

O círculo azul mostra que não podemos prever o futuro, mas poderemos antecipar, se os candles que virão confirmarem nossa padrão repetitivo que tem boa probabilidade de acerto. Mesmo assim temos em mente que o mercado pode ir pro lado que quiser ir e nada podemos fazer quanto a isso. Temos de saber controlar nosso risco e operar dentro do nosso plano. O risco é 100% seu! Depende de você, e mais ninguém!

Até a próxima parte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário