AVISO IMPORTANTE! LEIA! DISCLAIMER - ISENÇÃO DE RESPONSABILIDADE

AS INFORMAÇÕES DESSE BLOG SÃO DE FINALIDADE EXCLUSIVAMENTE DIDÁTICA.
NOS ISENTAMOS DE QUALQUER RESPONSABILIDADE! O RISCO É 100% SEU!
RENDA VARIÁVEL CONTÉM RISCOS! INFORME-SE!
Estude, aprenda, treine, mas lembre-se que VOCÊ é o ÚNICO responsável!
SOMENTE SIGA LENDO ABAIXO POR SUA CONTA E RISCO E SE CONCORDAR COM ESSE 'DISCLAIMER'!

segunda-feira, 25 de junho de 2012

[SETUP] Ponto Contínuo - Ricocheteio

Um setup que se popularizou por ai é o Setup do Ponto Contínuo. Bem resumidamente consiste em seguir os ricocheteios numa certa média móvel. O trader espera os preços ricochetearem na média móvel e depois entra na operação, usando sempre stop e controle de risco, lógico.

Ele serve para vários tempos gráficos, mas muitos o usam no gráfico de periodicidade SEMANAL.

Uma média móvel clássica para usar é a MMA21 [média simples/aritmética] de 21 períodos, e serve bem ao propósito em várias periodicidades.

É algo simples de usar. Temos de identificar a tendência com base nos preços e na média e operar de acordo. Vejamos exemplo com gráfico semanal.


Podemos ver na figura acima que a tendência nesse pedaço visível é de alta e os preços tocam na média móvel de 21 simples, voltando a retomar alta. Dai a continuidade do movimento altista. O trader identifica uma ação que vem em tendência, como é o caso da EQTL3, espera o preço chegar na média e indicar reversão, entrando na superação da máxima do cande que gerou essa reversão, colocando stop em sua mínima, sempre cuidando o controle de risco.

Quando a média está pra cima e os preços acima dela, nosso setup apenas é de COMPRA.

  Identificada a reversão, a entrada seria no rompimento da máxima, como mostra a linha azul e o stop na linha marrom. Pode ser um tiquinho acima e um tantinho abaixo, mas pode ser 1 centavo apenas. Lembro de que o trader deve controlar seu risco, arriscando um máximo de 2% de seu capital total em cada trade.

A META, ou seja, o OBJETIVO pode ser, entre outros, a amplitude do candle que gerou a reversão, ou seja, pegamos a máxima menos a mínima, obtemos a diferença dessa subtração e projetamos na máxima desse candle para ver o alvo...



Podia ser maior o alvo? Sim, mas vc precisa estudar a ação e ver quanto de arranque ela costuma dar em casos assim, pois se o alvo for muito longo, não irá pegar e corre-se o risco de perder o lucro.
Pode também usar Realização Parcial ali, vendendo, digamos 70% da posição e segurando os 30% restantes, para sair por outro critério.

Esse é o exemplo que queríamos mostrar nesse momento. Espero que seja útil.

Até a próxima.


Um comentário: