AVISO IMPORTANTE! LEIA! DISCLAIMER - ISENÇÃO DE RESPONSABILIDADE

AS INFORMAÇÕES DESSE BLOG SÃO DE FINALIDADE EXCLUSIVAMENTE DIDÁTICA.
NOS ISENTAMOS DE QUALQUER RESPONSABILIDADE! O RISCO É 100% SEU!
RENDA VARIÁVEL CONTÉM RISCOS! INFORME-SE!
Estude, aprenda, treine, mas lembre-se que VOCÊ é o ÚNICO responsável!
SOMENTE SIGA LENDO ABAIXO POR SUA CONTA E RISCO E SE CONCORDAR COM ESSE 'DISCLAIMER'!

sábado, 3 de novembro de 2012

Três Limitações (Peter L. Brandt)

Três importantes limitações da análise gráfica clássica devem ser compreendidas pelos operadores do mercado que usam gráficos ou estejam considerando usá-los.

Primeiro, é muito fácil observar o gráfico e falar dos mercados em retrospectiva. Já vi exemplos intermináveis em livros e material promocional marcando gráficos retroativamente para mostrar trades magníficos que parecem 'dinheiro fácil'. Infelizmente, até meu livro acabará cometendo esse mesmo pecado, para poder enfatizar alguns princípios gráficos.

É a tarefa dominante e colossal de um trader grafista a de efetivamente negociar num mercado em tempo real de uma maneira que seja no mínimo parecida com como o mercado teria sido negociado olhando pelo retrovisor.

Padrões gráficos claros e significativos que produzem tendências lucrativas são geralmente compostos de vários padrões menores que falharam em se materializar. Gráficos são entidades orgânicas que evoluem com o passar do tempo, enganando os traders repetidamente antes de geraram frutos.

Em segundo lugar, gráficos são ferramentas de negociação e não são úteis para prever cotações. Ao longo dos anos tenho me divertido muito com 'economistas gráficos' que estão constantemente reinterpretando os fundamentos baseados nas últimas mudanças e reviravoltas dos padrões gráficos.

Há uma enorme diferença entre estar vendido a descoberto num mercado por causa do padrão gráfico e estar "em baixa" pelos fundamentos do mercado por causa do mesmo padrão gráfico. Gráficos representam um padrão gráfico - ponto final. Qualquer outro uso dos gráficos apenar irá levar ao desapontamento e frequentemente a perdas nos trades. A ideia de que os padrões gráficos são formas confiáveis de prever o futuro do comportamento dos preços é imprudente, no mínimo. Gráficos são ferramentas de negociação, não são ferramentas de previsão.

Sendo um trader que usou gráficos em operações no mercado por 30 anos, acredito que me é permitido fazer essa afirmação. E eu advogo a favor dos gráficos - não os crítico. Mas critico quando se usa gráficos de uma forma errada. [...] Acho que é mais honesto apenas admitir que eu nunca sei para onde qualquer mercado está indo, mostrando ou não o gráfico alguma coisa.

A terceira limitação é que as emoções não podem ser removidas da equação de negociação. É impossível estudar e interpretar gráficos de cotações em separado da geração emocional de medo, estimativa, esperança e ganância. Então é tolice fingir que os gráficos fornecem uma maneira neutra de entender o comportamento do preço. O viés, a inclinação, a predisposição do trader estão embutidos na sua análise gráfica.




Nenhum comentário:

Postar um comentário